Confira as Dicas Para Comprar Sua Moto No Leilão

Os leilões de motocicletas são realizados por leiloeiros oficiais e o seguro está disponível desde que válido no DETRAN – Secretaria Estadual de Trânsito. Para quem tem interesse em comprar um veículo de leilão, preparamos este artigo para responder as principais dúvidas sobre o tema.

O QUE É O LEILÃO DE MOTOS?

Em suma, leilão de motos é a venda de veículos que foram apreendidos por falta de pagamento de financiamento, falta de pagamento de taxas de licenciamento e outras infrações, e até mesmo o risco de acidentes por condução ilegal. Se estiver planejando comprar tal motocicleta, considere que todas as pendências relacionadas ao veículo serão de responsabilidade do comprador, por exemplo, se o veículo possuir multas ou dívidas bancárias, cabe ao comprador regular a condição do veículo para que possa circular novamente em segurança.

Um leilão de motocicletas nada mais é do que um evento em que esses veículos são colocados à venda ao público pelo maior lance. Muitas vezes, eles vêm de companhias de seguros que são capazes de recuperar itens roubados ou roubados de segurados com danos mínimos ou até mesmo intactos.

Os leilões, muitas vezes realizados eletronicamente, são mais procurados por donos de ferros-velhos para vender lotes declarados como sucata, bem como por quem perdeu o veículo em uma infração e quer recuperá-lo. É importante saber as datas previstas para os leilões, pois o pátio de boas-vindas abre suas portas com bastante antecedência para permitir que os interessados ​​vejam e avaliem os veículos de seu interesse.

Nesses casos, os interessados ​​devem contratar um mecânico de confiança para avaliar os danos e possíveis reparos, a fim de calcular o custo-benefício da aquisição. Os leilões são geralmente anunciados por aviso. Portanto, após verificar as condições em que o leilão será realizado, as partes envolvidas devem estar preparadas financeiramente, pois todas as aquisições devem ser pagas à vista, sem direito a parcelamento.

Além de pagar à vista, considere que o veículo estará disponível quando toda a documentação e pendências do veículo estiverem concluídas.

POR QUE ACONTECE O LEILÃO DE MOTOS?

O leilão deve-se à falta de interesse do proprietário em recuperar e regularizar o estado da viatura para que possa voltar a circular. Primeiramente, os veículos apreendidos ou retirados por qualquer motivo e não reclamados pelo proprietário no prazo de 60 (sessenta) dias contados da data da coleta são de responsabilidade do DETRAN.

Esses veículos são classificados como em fim de vida quando não podem ser recirculados e como sucata quando parecem estar em condições seguras de condução. Se o proprietário anterior reaver o veículo de qualquer forma, a dívida será novamente vinculada ao bem, ou a dívida será repassada ao novo proprietário.

Mesmo classificados como conservados, os veículos que forem a leilão por duas vezes e não forem arrematados, serão classificados posteriormente como sucata.

VALE A PENA COMPRAR UMA MOTO ATRAVÉS DE LEILÃO?

Se a viatura não estiver em risco financeiro, e se a viatura estiver em bom estado, existem vários critérios a ter em conta nesta aquisição. Portanto, visite com antecedência o estaleiro onde está localizada a motocicleta de seu interesse, conheça suas pendências e não abra mão das informações fornecidas por meio de visitas mecânicas.

Leia também: Confira como fazer para comprar na LeiloMaster leilões

 

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Boris Camanzi

Boris Camanzi

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓