6. Fiat Palio Fire Economy 3 portas R$ – 24.570
A versão mais barata do Palio dá continuidade às linhas da geração anterior. A Fiat optou por manter o design do facelift de 2003, que foi descartado por não atender ao gosto do consumidor. No centro do painel, o medidor de economia ajuda o motorista a ajustar seu estilo de direção para economizar mais combustível. Entre os modelos deste ranking, é um dos modelos com melhor espaço interior.
4. Renault Clio Authentique 1.0 16V 3 portas – R$ 24.450
O Clio havia ultrapassado a era dos compactos de alto padrão: até 2003 competia com os hatches mais bem equipados da época, como o Corsa e o Fiesta, e oferecia até freios com ABS e airbags de série. Depois, reposicionado para competir com modelos de entrada como o Ka e o Celta, ficou com visual ruim e equipamentos perdidos. A última reformulação deu ao hatch um design semelhante ao da versão europeia, que está duas gerações à frente e não será lançada no Brasil.
3. Ford KA 1.0 – R$ 24.200
Outro modelo com os dias contados deve sair de cena até o final de 2014, quando a Ford lançará globalmente seu novo modelo compacto. Desenhado pelo estúdio Pininfarina e lançado no Brasil em 1997, transportava apenas quatro passageiros e causava certa estranheza em um mercado pouco acostumado a carros subcompactos. Para a linha 2008, ganhou mais espaço interno e um porta-malas com espaço para um quinto passageiro. Desde então, recebeu apenas atualizações cosméticas.
2. Chery QQ 1.1 – R$ 23.990
Para desfazer o estigma em torno de suas origens chinesas, o diminuto QQ aposta em um conjunto de produtos de série, incluindo ar-condicionado, direção hidráulica e painel digital. Lançado no Brasil em 2014, é produzido na fábrica da Chery em Jacareí (SP). Para comemorar sua futura nacionalização, vendeu um lote de 600 por 19.990 reais, tornando-se por pouco tempo o modelo mais barato do Brasil.
1. R$ 22.540 – Fiat Mille Fire Economy 1.0 3 portas
O carro mais barato do Brasil ainda está na moda, mas sua despedida está marcada para dezembro deste ano. A instalação de airbags e ABS não é economicamente viável para este modelo. Nascido em 1984, o Fiat Uno, hatchback projetado pelo italiano Giorgetto Giugiaro, tornou-se um dos carros Fiat mais marcantes do mundo. No Brasil, em 1990, o Mille foi o primeiro carro a ser oferecido com motor de 1 litro.