O mercado brasileiro de sedãs médios tem sido historicamente dominado pelo trinômio Corolla, Civic e Sentra. Contudo, com as recentes atualizações desses modelos, surge a curiosidade sobre o que o mercado internacional tem a oferecer que ainda não chegou às nossas terras. Neste artigo, exploramos cinco concorrentes estrangeiros que poderiam desafiar os líderes brasileiros.
Hyundai Elantra: Ousadia e Elegância
O Hyundai Elantra, recentemente reestilizado, é uma opção que já passou pelo Brasil em tempos antigos. Destacando-se com dimensões generosas em comparação com o Corolla, ele adota um estilo mais ousado, alinhado com o Sentra e o Civic. Atualmente, o Elantra oferece versões 1.4 turbo, 2.0 aspirada e uma esportiva 2.0 turbo, além de uma opção híbrida com motor 1.6, compartilhando semelhanças com o Kia Niro disponível no Brasil.
BYD Qin Plus: Híbrido de Alto Desempenho
Testado exaustivamente no Brasil para calibração do sistema híbrido, o BYD Qin Plus poderia se posicionar como um formidável rival para o Toyota Corolla Hybrid e o Honda Civic e:HEV. Com dimensões ligeiramente superiores aos concorrentes locais, o modelo apresenta um conjunto mecânico composto por motor aspirado e motores elétricos, prometendo mais de 1.200 km de autonomia e impressionantes 308 cv de potência.
Mazda 3: Elegância Visual e Desempenho
No quesito estético, o Mazda 3 pode ser considerado o sedã médio mais belo disponível atualmente. Distanciando-se do estilo cupê adotado pelo Sentra e pela geração anterior do Civic, o Mazda 3 segue uma abordagem mais tradicional, semelhante ao Corolla. Quanto à motorização, oferece opções 1.5, 2.0 e 2.5, todas aspiradas, com uma variante turbo disponível no modelo 2.5. Adicionalmente, uma versão híbrida equipada com motor 2.0 aspirado também está disponível.
Chevrolet Monza: Potência com Estilo
O Chevrolet Monza, sucessor do Cruze na China, poderia ser uma adição impactante ao mercado brasileiro, dada a força do seu nome. Enquanto o Cruze não consegue rivalizar com o Corolla, o Monza apresenta um design robusto, assemelhando-se ao Onix Plus, e conta com opções de motores turbo 1.0 e 1.3. Essa combinação poderia potencialmente colocar a Chevrolet de volta ao topo do segmento de sedãs médios no Brasil.
Renault Megane Sedan: Uma Despedida Interessante
Embora prestes a sair de linha, o Renault Megane Sedan ainda mantém seu charme. O modelo será descontinuado devido à decisão da marca francesa de substituir toda a linha Megane por um novo Megane E-Tech 100% elétrico, agora transformado em um SUV. Sucessor do Fluence, o Megane E-Tech utiliza a mesma base do Sentra, oferecendo surpreendentes 11 opções de motores diferentes.
Se pudéssemos dispor desses modelos no Brasil, a competição no segmento de sedãs médios certamente seria ainda mais acirrada, oferecendo aos consumidores brasileiros opções mais diversificadas e alinhadas com as tendências globais. Cada um desses rivais estrangeiros traz características únicas que poderiam desafiar a supremacia do Corolla, Civic e Sentra em solo nacional.